Hemodiálise e Bomba de Infusão
Ela promove a filtragem do sangue por via extracorporea, através de uma membrana sintética especial (contida em um dispositivo chamado dialisador)
O Sangue é bombeado através de tubos até o dialisador, onde ocorrem trocas seletivas de substâncias com o meio externo e retorna em seguida ao corpo do paciente.
Diante disso podemos concluir que seu grau de criticidade é A, pois seus aspectos são todos críticos, desde a manutenção até sua operação.
Para manutenção é considerado critico pois representa um alto risco de contaminação para técnicos durante sua manutenção e testes, afinal operam com sangue dos pacientes.
Sempre que estiver desmontando ou testando um destes equipamentos use:Luvas de borracha,avental longo e óculos de segurança.
Hemodiálise é crítica pois sua falha pode ocasionar infecção hospitalar, má filtração do sangue, e na hipótese do equipamento não funcionar é possível levar o paciente a óbito.
A Hemodiálise é um equipamento de prioridade num hospital, pois sua falta pode acarretar a morte de um paciente com insuficiência renal.
Bomba de Infusão
A bomba de infusão é usada quando se necessita de maior pressão na aplicação de fluidos no paciente, ou quando é necessário empregar fluxos maiores que os obtidos com sistemas gravitacionais ajustados manualmente.
Quando se necessita de maior precisão do que a obtida com os métodos gravitacionais;
Quando for necessária pressão positiva para vencer a pressão do vaso sanguíneo como em terapia intra- arterial;
Quando o volume total a ser infundido não puder ser ultrapassado;
Concluímos que seu grau de criticidade é B, pois seu uso incorreto pode: Obter resposta retardada (fluxo baixo) ou tóxicas (fluxo alto)ao paciente;
Infiltrações extravasamentos no local de aplicação podendo causar necrose; Problemas metabólicos;
Embolia Pulmonar.