HEMODIALISADOR
855 palavras
4 páginas
BIOFÍSICA 2014/ADIÁLISE
Tratamento que substitui a função dos rins, nos pacientes que apresentam falência da função renal.
OBJETIVO:
Restabelecer o equilíbrio hidroeletrolítico do paciente através da retirada de substancias tóxicas, excesso de água e sais minerais do organismo e reduzir os sintomas (fraqueza , falta de apetite, náuseas, vômitos, inchaços, palidez, falta de ar, anemia, e alterações sanguíneas como aumento de uréia, creatinina e outras substâncias)
Tipos de Diálise
Hemodiálise
Diálise peritoneal.
Diálise Peritoneal
Através da colocação de um cateter flexível no abdômen, é feita a infusão de um líquido semelhante a um soro na cavidade abdominal. Este líquido, que chamamos de banho de diálise, vai entrar em contato com o peritônio, e por ele será feita a retirada das substâncias tóxicas do sangue.
Após um período de permanência do banho de diálise na cavidade abdominal, este fica saturado de substâncias tóxicas, e é então retirado, sendo feita em seguida a infusão de novo banho de diálise.
Diálise Peritoneal
Esse processo é realizado de uma forma contínua, e é conhecido por CAPD, sigla em inglês que significa diálise peritoneal ambulatorial contínua. Este mesmo tipo de tratamento pode ser feito por uma máquina chamada cicladora, onde a infusão e drenagem do líquido é feito automaticamente pela máquina, durante o período da noite.
Hemodiálise
Substitui a função renal através da passagem de sangue por um filtro, impulsionado por uma máquina
HEMODIALISADOR.
O tratamento é realizado 3 vezes por semana, em sessões com duração de aproximadamente 3 a 4 horas, variando com a necessidade do paciente e orientação médica.
Hemodialisador ou Maquina de Hemodiálise
Como funciona :
1. A agulha é colocada no braço, em uma fístula união entre a veia e uma artéria para que a vazão sanguínea seja maior.
2. A cada minuto, cerca de 300ml de sangue cheios de