Hematopoiese - elementos figurados
Definição: formação e desenvolvimento das células sanguíneas. Ocorre a partir de um precursor comum pluripotente (UFC – unidade formadora de colônia; stem-cell ou célulatronco).
Locais: a hematopoiese começa por volta da 3ª semana de gestação e altera os seus sítios de produção de acordo com a idade humana. Os principais períodos são classificados em:
-Mesoblástico: ocorre no saco vitelínico desde o 19º dia até o 6º mês de gestação.
-Hepático: inicia precocemente, por volta do 1º mês, e torna-se predominante na hematopoiese entre o 3º e o 6º mês gestacional.
-Medular: a partir do 6º ao 8º mês de gestação. Até os cinco anos de idade a medula de todos os ossos do corpo participam do processo. À medida que os anos avançam, ocorre uma substituição gordurosa na medula dos ossos longos. Na vida adulta somente os ossos da pelve, esterno, ossos do crânio, úmero, fêmur e costelas serão capazes de gerar células sanguíneas.
Obs.: Há uma pequena produção esplênica (início - 3º mês) e linfática (início – 5º mês) durante a gestação, que perdura pouco tempo após o nascimento.
Medula óssea: a medula óssea com atividade hematopoiética é conhecida como medula vermelha, enquanto o restante dos ossos possui medula óssea amarela, preenchida com tecido gorduroso. Essa substituição da medula por gordura é um processo reversível.
É interessante notar a potencial repopulação de cavidades medulares onde a hematopoiese havia cessado. Isso ocorre na talassemia e outras doenças hemolíticas crônicas. Pode haver aumento da circunferência craniana em conseqüência da eritropoiese aumentada.
Hepatoesplenomegalia pode significar hematopoiese extramedular nesses pacientes.
A medula óssea é o principal órgão de armazenamento de neutrófilos maduros e contém cerca de 2,5 a 5 vezes o pool intravascular dessas células. Essa reserva é responsável pelo aumento rápido da contagem de neutrófilos, durante infecções.
Regulação e manutenção: hematopoiese compreende a