Helvética
O quarto poder é uma expressão utilizada para descrever a influência da mídia ‘(meios de comunicação de massa) em alusão aos outros três poderes do Estado democrático (Legislativo,Executivo e Judiciário). Esta expressão refere-se ao uso da mídia (jornal, revista, rádio e televisão) com o intuito de manipular a opinião pública, a ponto de ditar regras de comportamento, influenciar as escolhas dos indivíduos e, por fim, forçar a alteração da própria sociedade.
A visibilidade e o poder
Desde a Grécia Antiga, tinha-se uma preocupação com a visibilidade do poder. A população tinha acesso aos veículos de comunicação e podiam se manifestar. Na idade média e início da idade Moderna, a visibilidade e a participação dos negócios eram nulas para a população, somente os reis cardeais divulgavam leis a serem seguidas. Com o desenvolvimento da mídia, foram abertos novos canais de comunicação no qual os indivíduos não precisavam mais se deslocar para ficarem a par das decisões e discussões políticas. A publicidade de co-presença não foi extinta, mas sofreu muitas mudanças. Ex: nas campanhas eleitorais, quando essa publicidade de co-presença fica mais clara na forma de comícios. A mídia se transformou em um negócio muito lucrativo, pois quando os políticos querem aparecer eles devem pagar pelo tempo de veiculação. Há uma contradição, no sistema democrático, onde há democracia ou igualdade de tempo na exposição das ideias na mídia, daqueles que desejam o poder. As novas formas de publicidade diferenciam a forma de publicidade tradicional de co-presença, são os recursos desenvolvidos pela imprensa, tal como as famosas que podem deturpar e alienar os espectadores. Os meios de comunicação, como a TV, são movimentados por interesses pessoais e políticos, e seguem caminhos que não condizem com a ética normativa.
São mecanismos/instrumentos de exercício do accountability horizontal: o sistema de freios e contrapesos estabelecidos na constituição; a atuação do