heloisa pesquisa
Temática: O tema central é o amor tardio, extemporâneo, as conseqüências desastrosas desse amor e o patético e ridículo do assédio de um velho, que se julga irresistível, a uma jovem esperta e prudente.
Personagens:
Parvo – criado do Velho com pouca cultura,limitando-se a chamar-lhe às realidades primárias da vida (o comer) incapaz de compreender grandes dramas.
Alcoviteira – figura pitoresca da baixa sociedade peninsular astuciosa e mistificadora,cuja moral independe de todas as leis da sensibilidade.
Alcaide – antigo oficial de Justiça.
Beleguins – agentes de polícia.
Mocinha – personagem que vai até a horta comprar.
Mulher – espera do Velho.
Velho – idoso, proprietário de uma horta, apaixona-se subitamente por uma jovem compradora.
Moça – rapariga com certa experiência, já balzaquiana, com resposta ao pé da letra, confiante em si mesmo, disposta a zombar de um velho inofensivo,sem quebra da sua dignidade pessoal. enrredo: Um velho rico estava caminhando pela horta de sua casa, seu hortelão não estava lá nesse dia, e uma moça muito linda foi até lá para colher alguns temperos para a comida que prepararia em sua casa, e ele então e arrebatado por uma paixão pela moça . porem suas tentativas de cortejo a ela não causam nada não cai em seu papo de galateador São duas visões opostas da realidade: a visão idealizadora do Velho apaixonado e a visão realista da Moça. em diversas tentativas falhas de tentar consegui-la fica falido e sem sua amada e por esse conteto deixa desamparada sua familia o velho então só ficou a se lamentar porque agora, sendo pai de quatro filhas, as deixou sem nada, a moça por sua vez casa-se honestamente com um belo rapaz. No texto são utilizadas diversas expressoes de linguagem que basicamente são mais