helenistico
Este momento desponta algo novo no cenário mundial, uma cultura da dimensão internacional, na qual se destacam a cultura eo idioma grego. Este era tem a duração de pelo menos trezentos anos, encontrando seu fim em 30 a.C, com invasão do Egito pelos romanos.
O período helenístico é caracterizada principalmente por uma ascensão da ciência e do conhecimento. A cultura essencialmente grega se torna dominante nas três grandes esferas atingidas pelo Helenismo,a Macedônia, a Síria eo Egito. Mais tarde, com expansão de Roma, cada um desses reinos será absorvido pela nova potência romana, dando espaço ao que historicamente se demarca como final da Antiguidade. Antes disso, porém, os próprios romanos foram dominados pelos gregos, submetidos ao Helenismo, daí a cultura grega ser depois perpetuada pelo Império Romano.
Agora não havia mais limites entre os diferentes territórios, as diversas culturar e religiões. Antigamente cada povo cultuava seus próprios deuses, mas com a difusão da cultura grega visões religiosas, filosóficas e científicas. Alexandria era o grande centro da cultura helenística, especialmente no campo das artes e da literatura.
Entre os alexandrinos floresceram as mais significativas edificações culturais deste período - o Museu, que englobava o Jardim Botânico, o Zoológico eo Observatório Astronômico ; e a famosa biblioteca de Alexandria, que abrigava pelo menos 200.000 livros, salas nas quais os copistas trabalhavam ativamente e oficinas direcionadas para a confecção de papiros. Outro núcleo cultural importante foi o de Antioquia, capital da Síria, localizado