Helena
Autor: Machado de Assis
Obra: Helena
Edição: 1ª edição
Editora: Ática
Local e data de publicação: Rio de Janeiro, 1876
Biografia e bibliografia:
Joaquim Maria Machado de Assis, nasceu no Rio de Janeiro dia 21 de junho de 1839. Desde pequeno, sempre teve a saúde muito frágil: era gago, epilético, possuía problemas intestinais e na visão. Era neto de escravos alforriados, morava no morro do Livramento e contava com a proteção de uma madrinha muito rica, dona da Chácara do Livramento. Aos seis anos, morreu sua irmã; aos dez, a mãe. Seu pais casou-se de novo. Aos quatorze anos, com a morte de seu pai ajudou a madrasta a vender doces para sustentar a casa. Em 1897 é eleito presidente da Academia Brasileira de Letras, fundada no ano anterior. Ao longo de sua careira foi um poeta, romancista, dramaturgo, contista, jornalista e teatrólogo brasileiro, considerado como o maior nome da literatura brasileira. Sua extensa obra consiste de nove romances e nove peças teatrais, 200 contos, cinco coletâneas de poemas e sonetos, e mais de 600 crônicas.
Em 1904, com o falecimento de sua mulher e companheira de 35 anos de casamento, Machado de Assis perde o prazer de viver. Faleceu em 1908. Algumas obras:
Poesia
Crisálidas
Falenas
Americanas
Ocidentais
Contos
A Carteira
Miss Dollar
O Alienista
Noite de Almirante
Missa do Galo
Teatro
Hoje avental, amanhã luva - 1860
Desencantos - 1861
O caminho da porta, 1863
Quase ministro - 1864
Os deuses de casaca - 1866
Tu, só tu, puro amor - 1880
Lição de botânica - 1906
Assunto:
Após a morte do Conselheiro do Vale ,inicia a abertura de seu testamento; nele consta que Helena, moça internada em um colégio de botafogo é sua filha, segredo que o Conselheiro manteve até a morte, Helena passa a viver com Úrsula irmã do conselheiro e Estácio, agora meio irmão onde ganha a simpatia dos moradores da casa. Nasce a paixão entre Estácio e Helena na qual Estácio esta noivo de