Helder Pratica De Ensino E
Bird in Space (L'Oiseau dans l'espace), 1932-1940
Latão polido, 151,7 centímetros (incluindo a base).
Coleção Peggy Guggenheim, Veneza
A escultura ao lado é de autoria do escultor romeno Constantin Brancusi, um dos pioneiros da escultura moderna e grande influencia para o abstracionismo.
Costumava dizer que “O que é real não é a forma externa, mas a essência das coisas.”, e em sua arte procurava definir formas únicas e típicas, as quais eram capazes de incluir todas as variações possíveis.
Brancusi reduziu as formas naturais à sua derradeira simplicidade, sendo essas quase abstratas e isso teve profundos efeitos sobre o curso de escultura do século 20.
Nessa escultura Brancusi não procura descrever o pássaro de maneira fantasiosa, mas deseja dar-lhe uma forma simbólico-emblemática que está em constante modificação. Ém um cilindro de latão polido, a luz penetra em sua superfície modificando as formas da obra.
Karl Schmidt-Rottluff
A Cabeça (Männlicher Kopf), 1917
Madeira, 343 x 133 x 165 mm
Coleção Tate Gallery, Londres
A escultura “A Cabeça” pertence ao movimento Die Brücke (grupo artístico alemão inserido no movimento expressionista) e foi esculpida por Karl Schmidt-Rottluff sob influência da escultura africana, que dava a arte propriedade de objeto de comunicação transcendental.
Produziu essas obras durante o período de 1917 até 1918, algumas delas recebiam camadas de tinta nas cores azul, verde ou vermelho. Nessa escultura é possível observar vestígios de tinta vermelha. O aspecto irregular do material, a forma bruta de aparência quase inacabada dessa obra agregam o conceito expressivo desse movimento artístico.
Umberto Boccioni
Dinamismo muscular ou Formas únicas de continuidade no espaço (Forme uniche della continuità nello spazio), 1913
Bronze polido, 1,10 metros.
Museu de Arte Moderna de Milão
“Formas únicas de continuidade no espaço” pertence ao movimento moderno denominado futurismo. É uma obra do italiano