Helder Cavalcante
Portal do SERPRO — Computadores Pedagógicos
Portal do SERPRO
EDUCAÇÃO
Computadores Pedagógicos
Programa Um Computador por Aluno (UCA) estimula indústria de
TI a criar equipamentos com finalidade educacional. Por meio do
Centro de Especialização Unix/Linux, da Regional Recife, o Serpro participa dos testes que analisam a aplicabilidade dessas máquinas aos objetivos estratégicos da iniciativa.
Quando o Governo Federal recebeu da ONG One Laptop Per Child
(OLPC) a proposta de adotar no Brasil o projeto do Laptop de US$ 100, a primeira medida foi a criação de um grupo interministerial para estudar a viabilidade de adoção do modelo nas escolas públicas de todo o País.
Diferentes órgãos, entre eles o Serpro, se reuniram para analisar o equipamento e definir critérios para a aplicação dessa tecnologia.
Estavam lançadas as bases para o programa Um Computador por Aluno
(UCA).
O Laptop de US$ 100, também conhecido como XO, foi desenvolvido pela OLPC, ligada ao Massachusetts Institute of Technology (MIT), sob a coordenação do pesquisador norte-americano Nicholas Negroponte.
Segundo ele, muito mais do que um projeto de hardware, trata-se de uma iniciativa educacional. Em novembro de 2006, Negroponte entregou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva o primeiro protótipo do modelo – momento que marcou o início dos testes em território nacional.
A partir deste fato, e diante do interesse brasileiro em utilizar computadores portáteis com finalidade pedagógica, o mercado de informática começou a se movimentar para produzir outros equipamentos dentro dessa proposta. Foi assim que, além do XO, o grupo de trabalho responsável pelo projeto recebeu outros dois modelos de protótipos apresentados pela indústria: o ClassMate, da Intel, e o
Mobilis, da Encore. Essa movimentação do mercado foi muito bem recebida pelo governo, uma vez que complementa os três pressupostos definidos para o UCA: educação, inclusão digital e desenvolvimento da