Heineken
Prof. Marcos Henrique Bedendo
Thierry Cadier
Antonio Carlos Junior
Aline Mendonca
Guilherme Zocal
Pedro Moura
Rodrigo Dias
Adm 6B
Histórico:
A Heineken é uma empresa que nasceu da compra de uma cervejaria por Gerard Adriaan Heineken em 1863. A medida que o negocio foi se expandindo, Heineken foi abrindo novas fabricas ao longo da Europa. Entrou no mercado internacional em 1933, quando derrubaram a lei Seca dos Estados Unidos e foi sucesso imediato graças a melhoria feita na fermentação da cerveja que dava a ela um sabor único.
A Heineken tem lutado desde o inicio da criação do posicionamento para ser vista como uma marca de pessoas ativas, jovens e inovadoras.
A marca, devido a esse seu posicionamento, é a grande patrocinadora da UEFA Champions League, com quem mantém uma parceria desde 1994 e estendeu o contrato até 2015, sempre mostra propagandas antológicas e que perduram na cabeça dos espectadores. Suas campanhas sempre são provocativas e inovadoras, provocando um recall muito forte. Dois exemplos deste forte recall é a quantidade de pessoas que suas propagandas do closet e do hino nacional causam nas pessoas ainda hoje.
Desde que ela começou a patrocinar a UEFA CL, este tem sido seu carro-chefe de comunicação em todo o mundo, justamente pelo alcance global que o maior campeonato do mundo tem.
Analise do mercado:
Atualmente, a Heineken possui 130 cervejarias em 65 países, empregando cerca de 64 mil pessoas em todo mundo, e vendendo sua cerveja em mais de 170 países, faturando €11.8 bilhões.
Ela se empenha em entregar qualidade, com foco principalmente em seus produtos premium e nas suas marcas de maiores margens como a Dos Equis, Desperadis e Strongbow.
[pic]
Podemos ver no grafico acima que a Heineken é a terceira maior cervejaria do mundo, obtendo um acréscimo de 2% no market share entre os anos de 2009 e 2010.
Isto se da por causa de uma transformacao sua estrutura significantemente nos últimos 10