hebreus
Este povo se estabeleceu na Palestina, região do atual território de Israel, as margens do rio Jordão. Desenvolveram a agricultura e o pastoreio, com dificuldades, dado ao clima seco e a relativa fertilidade das margens do rio. Os primeiros hebreus ocuparam a região por volta de 2000 a.C., e tinham origem semita, como os cananeus, primeiros habitantes da região, que foram derrotados pelas tribos hebraicas.
As principais informações deste povo vem da Bíblia, do Antigo Testamento. Assim informações históricas misturam-se com elementos místicos e religiosos.
O primeiro grande líder hebreu, segundo a tradição foi Abraão, considero o primeiro patriarca (chefe do clã). Pregava uma nova religião, monoteísta, que se tornara o elemento unificador do povo hebreu. O Deus único, Javé (também chamado de Jeová) teria prometido para ele e seus descendentes uma terra onde jorraria “leite e mel”. De acordo com a Bíblia, Abraão foi sucedido pelos patriarcas Isaac e Jacó. Dos herdeiros deste ultimo descenderam os grupos familiares, chamados as 12 tribos de Israel.
Nenhum dos outros patriarcas são mencionados em qualquer outro documento que não seja o antigo testamento.
Por causa de crescentes dificuldades econômicas os hebreus se dirigiram para o vale do Nilo, onde, embora a principio fosse bem recebido pelo faraó, foram escravizados. A resistência à escravidão levou ao fortalecimento da unidade religiosa monoteísta. A fuga dos hebreus do Egito, conhecida como Êxodo, ocorreu sob a liderança do patriarca Moisés teria sido em meio à fuga que Deus lhe ditara os Dez Mandamentos. Após 40 anos de jornada pelo deserto, os hebreus acabaram retornando à Palestina, já sob a liderança de Josué.
Os hebreus ocuparam a cidade de Jericó e, divididos em tribos, passaram a nomear juízes para combater os filisteus que ocupavam o litoral da Palestina. Dentre esses chefes se destacaram Gideão, Sansão e Samuel, que tentou promover a união de varias tribos Porém, isso só vira na