Hebb
Questão 1
No “Organization oh Behavior”, Hebb combinou a investigação em animais e humanos com observações clinicas e do dia-a-dia para apoiar a sua teoria de que os fenómenos psicológicos podem ser produzidos pela atividade do cérebro. Baseando-se na leitura do capítulo 1, dê um exemplo de como a sua abordagem se reflete na investigação biopsicológica corrente.
Hebb desenvolveu a primeira teoria abrangente de como os fenómenos psicológicos complexos, entre eles perceções, emoções, pensamentos e memórias, podem ser produzidos pela atividade cerebral.
Esta teoria foi muito importante para desacreditar a visão de que o funcionamento psicológico era muito complexo para ter as suas raízes na fisiologia e na química do cérebro.
Ele baseou-se em experiências realizadas com humanos e animais de laboratório, em estudos de caso clínicos, e argumentos lógicos desenvolvidos a partir das suas próprias observações da vida quotidiana. Esta abordagem tornou-se a marca da investigação psicológica.
"Memória é a capacidade de reter e recuperar informações um processo que produz alterações no nosso comportamento, permitindo que o indivíduo se situe no presente, considerando o passado e o futuro. Ela fornece as bases para todos os nossos conhecimentos, habilidades, sonhos, planos e anseios. Memória é, portanto, um aspeto central da existência humana. Assim, o conhecimento de sua natureza e bases biológicas é essencial para se entender a psique humana e desenvolver terapias relacionadas com as doenças cognitivas.
A pesquisa básica que investiga a neurobiologia da memória está centrada em dois objetivos. O primeiro é a identificação de áreas cerebrais envolvidas nesse fenômeno, bem como do papel dos sistemas cerebrais no controle do armazenamento dos diferentes tipos de memória. O segundo destina-se a elucidar as alterações celulares e bioquímicas que ocorrem entre neurônios durante a aquisição da informação.
assim:
“.com base na