hearst tower
PROGRAMA: EDIFÍCIO DE ESCRITÓRIOS ARQUITETO: FOSTER AND PARTNERS; CONCEPÇÃO DO PROJETO POR NORMAN FOSTER LOCALIZAÇÃO: MIDTOWN MANHATTAN, NEW YORK CITY ENGENHEIRO ESTRUTURAL: WSP CANTOUR SEINUK; AHMAD RAHIMID CONSTRUÇÃO: TURNER CONSTRUCTION ÁREA: 79 500 M² ALTURA: 182 M ANO: 2003-2006
A NOVA TORRE SE ELEVA ACIMA DO ANTIGO EDIFÍCIO, CONSTRUÍDO NA DÉCADA DE 1920, EM ESTILO ART DÉCO. TEM UMA ALTURA DE 44 ANDARES, LIGADO POR UMA FAIXA DE VIDRO QUE FORTALECE A IMPRESSÃO DA TORRE FLUTUAR ACIMA DA BASE.
A FACHADA DO ANTIGO EDIFÍCIO, QUE TINHA SEIS ANDARES, FOI MANTIDA, E PARA ASSEGURAR A ESTABILIDADE, UMA GRELHA FOI ADICIONADA. OS DOIS PRIMEIROS PAVIMENTOS CORRESPONDEM AO ACESSO E RECEPÇÃO, ENQUANTO OS OUTROS QUATRO, JUNTAMENTE COM UMA FAIXA DE VIDRO NA PARTE SUPERIOR FORAM TRANSFORMADOS EM UM GRANDE LOBBY, COM 24 METROS DE ALTURA.
O PRÉDIO É BASTANTE SIGNIFICATIVO EM TERMOS AMBIENTAIS. CONSTRUÍDO COM 85 % DE AÇO RECICLADO, TEM SISTEMA DE CAPTAÇÃO DE ÁGUAS DE CHUVA E CONTROLE DE LUZ POR SENSORES, AJUSTADO DE ACORDO COM A ILUMINAÇÃO NATURAL. UTILIZA O AR EXTERNO PARA REFRIGERAÇÃO E VENTILAÇÃO DURANTE NOVE MESES DO ANO, CONSUMINDO 25% MENOS ENERGIA EM RELAÇÃO A UM PRÉDIO DE ESCRITÓRIOS EQUIVALENTE; TAIS CARACTERÍSTICAS LEVARAM O HEARST TOWER A SER O PRIMEIRO ARRANHA-CÉU DE NEW YORK A TER UM CERTIFICADO GOLD DO PROGRAMA LEADERSHIP IN ENERGY AND ENVIRONMENTAL DESIGN (LEED).
diagrid - É UM SISTEMA ESTRUTURAL UTILIZADO PRINCIPALMENTE EM GRANDES EDIFÍCIOS, QUE ATRAVÉS DE UMA COMPOSIÇÃO TRIANGULAR DE VIGAS/PILARES METÁLICOS UTILIZA MENOS MATERIAL SE COMPARADO A UMA ESTRUTURA CONVENCIONAL DO MESMO MATERIAL.