Hd ide
Resumo: Este artigo tem como objetivo, explicar o funcionamento, definições e novas perspectivas do HD IDE.
Palavras-chave: Hd, Hd Ide, Ide/Ata, Tecnologia Ata/Pata, Pio-Dma.
Introdução: Se tratando de uma tecnologia antiga, tem-se a finalidade de mostrar a importância do HD e de suas ratificações, demonstrando que mesmo nos dias atuais o HD IDE continua sendo muito usado.
Metodologia:
Estrutura física do HD
O HD é um dispositivo que armazena informações de forma não volátil, ele permite a inclusão, exclusão ou modificação das informações quando necessário. Desde o primeiro dispositivo criado pela IBM em 1956, a evolução do mesmo foi muito grande. Em termos de armazenamento o primeiro dispositivo criado tinha cerca de 5 MB, sendo que hoje em dia, são encontrados dispositivos de 80 GB e ainda considerados com pouca capacidade.
Desempenho
O desempenho do disco rígido é fundamental para que o conjunto de outros componentes de extrema importância, funcionem bem, fazendo com que o computador tenha uma ótima performance. A performance do disco depende de vários fatores, mas sem dúvida a rotação é uma das mais importantes, os fabricantes tem produzido, discos com rotações cada vez mais altas, mas há limites, quanto maior a rotação, maior o atrito com o ar e o aquecimento.
HD IDE
O padrão IDE, em português significa ''Eletrônica de Drive Integrada'' sua função é interligar os dispositivos de armazenamento, como discos rígidos e drives de CD- Roms. Ele tem uma interface mais simples e de um custo mais acessível. Os primeiros chegaram ao mercado em 1986, mas inicialmente não existia um padrão bem definido, fazendo com que os primeiros anos fossem marcados por problemas de incompatibilidade com outros produtos. Em 1990 o padrão foi ratificado pelo ANSI - (American National Standards Institute), que significa ''Instituto Nacional Americano de Padronização", dando origem ao padrão ATA – (Advanced Technology Attachment), mas como