HCI E Os V Deos
Rodolfo Calixto
_________________________________________________________________________________________________
Resumo: Os vídeo jogos são uma indústria em crescimento e, hoje em dia, existe uma grande procura por parte do jogador pela melhor experiência possível. Existem diversos tipos de jogos, é uma área muito abrangente, ou seja, existem jogos para qualquer gosto e feitio. Basicamente, o que um vídeo jogo geralmente faz é transporta-nos para um mundo diferente do mundo real; É criado com o intuito de nos abstrairmos das nossas vidas diárias. Existem diversos elementos que contituem um jogo, são eles: os gráficos, o som, a história, o design dos níveis e o ponto que irei focar, o interface, ou seja o HCI (Human Computer Interaction). Dentro do HCI, existem dois elementos: a plataforma em que os jogos são jogados e a interface do jogo em si. A interface depende inteiramente do jogo; Existem jogos em que é “obrigatório” uma interface complexa, assim como com uma interface minimalista, depende inteiramente da visão do criador. O mercado dos vídeo jogos é extremamente competitivo, e o foco do HCI é fulcral para que um jogo tenha sucesso e consiga oferecer ao jogador uma boa experiência.
Palavras-Chave: HCI, Vídeo Jogos, Tecnologia, Consolas, Interacção, Interface.
I. INTRODUÇÃO
Os vídeo jogos são uma forma de entretenimento cada vez mais proeminente na nossa sociedade. Com o crescente aumento do stress e da rotina diária, nós temos a necessidade de nos desligar do mundo, de nos abstrair. É aqui que os vídeo jogos entram. São geralmente acessíveis e existem diversos tipos e géneros para cada tipo de pessoa.
Com a evolução da tecnologia, nós temos acesso a jogos cada vez mais incríveis, com gráficos espectaculares e mundos cada vez mais envolventes. Existem vários géneros de jogos e plataformas em que os podemos jogar
(Pippin Barr, Rilla Khaled, James Noble, 2006).
Assim, é importante oferecer aos jogadores uma experiencia positiva,