HC728 Bridi
1799 palavras
8 páginas
Área de concentração: Trabalho e RuralidadesLinha de pesquisa: Trabalho, Tecnologia e Inovações Organizacionais
Disciplina: Teoria Sociológica e Trabalho – HC-728 1º semestre 2011
Professora: Dra. Maria Aparecida da Cruz Bridi
Ementa: Discussão da trajetória da Sociologia do Trabalho, suas origens e influências nos ambientes científicos da Europa, Estados Unidos e América Latina, tomando por objeto as transformações pelas quais vem passando o trabalho, sua concepção e natureza na atualidade dos processos globalizados de reestruturação produtiva, em seus aspectos tecnológico-materiais e subjetivos.
Programa
I. O trabalho: abordagens na teoria sociológica clássica
1. Durkheim
1. Weber
2. Marx
I. O trabalho no horizonte da modernidade
1. Processos de trabalho na sociedade moderna
2. Trabalho e acumulação capitalista
3. Crise e trabalho
III. Trabalho no pensamento sociológico contemporâneo
1. Trabalho: categoria teórica e dimensão empírica
1. A questão da centralidade do trabalho
2. O trabalho flexível no contexto das relações local-global.
O programa tem como objetivo discutir a problemática do trabalho pela ótica dos autores clássicos e contemporâneos da Sociologia. Trabalho, divisão do trabalho, sentido do trabalho, maquinaria, indústria moderna, mais valia (relativa e absoluta), salário, tempo de trabalho, acumulação e os processos de trabalhos no capitalismo se constituem nos focos a se analisar num primeiro momento. Num segundo momento, tomando como referência os cenários de transformações no mundo do trabalho, principalmente a partir da segunda metade do século XX, objetiva-se discutir as questões em torno do debate sobre a centralidade do trabalho no mundo contemporâneo.
Metodologia de trabalho e avaliação:
As discussões dos temas propostos no programa serão desenvolvidas a partir das leituras obrigatórias e previamente programadas. O levantamento de questões pela turma e pelo professor, assim como, a atenção quanto a(s) tese(s)