hbhj

313 palavras 2 páginas
Adrenoleucodistrofia refere-se a distúrbio hereditário ligado ao X, no qual a disfunção do córtex supra-renal e a desmielinização no sistema nervoso estão associados a níveis altos de ácidos graxos saturados de cadeia muito longa no tecido e em líquidos corporais.A ALD ocorre em crianças de 3 e 10 anos de idade e os sintomas neurológicos precedem os sinais de insuficiência supra-renal. A doença progride rapidamente, e o corpo e rapidamente reduzido a um estado vegetativo que pode persistir durante anos antes da morte ocorrer.
PATOGENIA: A causa da ALD envolve um defeito enzimático que compromete a capacidade de degradar AGCMLs. Um defeito na membrana peroxissômica impede a ativação normal de AGCMLs livres pela adição de coenzima A (CoA). Como conseqüência da incapacidade de degradar AGCMLs, esses ácidos graxos livres acumulam-se em gangliosídios e na mielina. Alterações patológicas no cérebro e na supra-renal são consideradas reflexos do acúmulo de ésteres de colesterol anormais e efeitos tóxicos dos AGCMLs.
PATOLOGIA:A ALD caracteriza-se no cérebro por desmielinização bilateralmente simétrica e confluente. As lesões mais graves encontram-se na substância branca subcortical da região parieto-occipital, que então se estendem em uma direção rostral sendo poupado o córtex, acarretando perda intensa de oligodendrócitos e axônios mielinizados. Nas áreas afetadas, são proeminentes gliose e infiltrados perivasculares de células mononucleares principalmente linfócitos. Macrógrafos dispersos contem material positivo para acido periódico de Schiff (PAS) e material sudanofílico.
Os nervos periféricos também estão desprovidos de mielina, mais em um grau menor de que o cérebro. As supra-renais encontram-se caracteristicamente atróficas, e a microscopia eletrônica de células corticais revela inclusões curvilíneas citoplasmática envolvidas por membrana ou fendas (lamelas) contendo AGCML. Lesões semelhantes ocorrem em células de Schwann e macrófagos no SNC.

Relacionados

  • administração financeira
    14661 palavras | 59 páginas