HAZOP
Engenharia Ambiental
Professor Eduardo Lucena C. de Amorim
APRESENTAÇÃO
Esta apostila foi baseada no conteúdo do curso ITSEMAT do Brasil dos Serviços tecnológicos MAPFRE e tem por finalidade orientar os alunos do curso de Análise de Risco do 9º semestre do curso de Engenharia Ambiental da Universidade Federal de Alagoas.
ÍNdice
ANÁLISE PRELIMINAR DE RISCOS (APR) 4
1. Descrição 4
2. Guia para utilização do método 4
2.1. Reunir os dados necessários 5
2.2. Realizar a análise preliminar de riscos 5
2.3. Exemplo 6
2.4. Registro dos resultados 7
ANÁLISE PERIGOS E OPERABILIDADE (HAZOP) 12
1. INTRODUÇÃO 12
2. CONCEPÇÃO DO MÉTODO 13
3. DESENVOLVIMENTO DO HAZOP 15
4. BENEFÍCIOS 18
5. PONTOS FRACOS 18
6. APLICAÇÕES PRÁTICAS 19
7. BIBLIOGRAFIA CONSULTADA 23
ANÁLISE DE MODOS DE FALHAS E EFEITOS (AMFE) 24
1. INTRODUÇÃO 24
2. ÂMBITO DE APLICAÇÃO 25
3. DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO 25
4. EXERCÍCIOS 28
5. BIBLIOGRAFIA CONSULTADA 32
ANÁLISE PRELIMINAR DE RISCOS (APR)
1. Descrição
A análise preliminar de riscos (APR) baseia-se na técnica definida e usada pelos militares nos programas de segurança de seus sistemas. Muitas empresas químicas possuem um método semelhante implantado , talvez com nome diferente. Esta análise evidenciou-se altamente eficiente em relação ao custo, na fase de desenvolvimento de todos os sistemas militares perigosos, inclusive as plantas de processo. É também possível usar a análise em questão para anteceder outros métodos mais detalhados de identificação de riscos a serem utilizados em outras oportunidades no decorrer da vida útil da planta.
A APR é própria para ser empregada na fase inicial de concepção e desenvolvimento das plantas de processo, na determinação dos riscos que possam existir. Ela não exclui a necessidade de outros tipos de avaliações de riscos. Ao contrário, é uma precursora de outras análises.