hayabusa
A sonda Hayabusa, era anteriormente denominada de MUSES-C (ミューゼスC). Ela foi lançada em 9 de Maio de 2003 e chegou ao asteróide no mês de Setembro de 2005. Ao chegar ao asteróide, a sonda estudou a sua morfologia, rotação, topografia, cor, composição, densidade e a sua história. Em Novembro de 2005 a sonda iniciou preparativos para uma ou duas breves aterrissagens no asteróide para coletar seu material e retornar com as amostra para a Terra em Julho de 2007 (previsão que, devido a imprevistos, foi adiada para Junho de 2010). A sonda também transporta um mini-aterrizador além de um marcador com 880.000 assinaturas que foram coletadas pela The Planetary Society of Japan a fim de deixa-las para sempre no asteróide.
Índice [esconder]
1 Preâmbulo
2 A Missão
3 Minerva
4 SSV Rover
5 Atual estágio da missão
6 Ligações externas
Preâmbulo[editar | editar código-fonte]
Outras sondas como Galileo e NEAR Shoemaker, visitaram anteriormente um asteróide, mas a missão Hayabusa, se obtiver sucesso, deverá ser a primeira sonda a retornar com amostras para a Terra, a fim de serem analisadas.
No dia 20 de Novembro de 2005, a sonda Hayabusa pousou em segurança no asteróide Itokawa e lá permaneceu por cerca de trinta minutos. Apesar do pouso em segurança, a sonda não coletou material do asteróide devido a equívocos na interpretação de sua altitude por parte de seus instrumentos.
A sonda NEAR Shoemaker também efetuou um pouso controlado, sobre a superfície do asteróide 433 Eros em 2000, mas não foi construída para aterrissar e a sonda foi posteriormente desativada. Tecnicamente falando, a Hayabusa não é um aterrizador, mas ela