HARVARD BUSINESS REVIEW Como aplicar uma nova estratégia sem causar distúrbios na organização
1) Nem sempre é necessário fazer mudanças na estrutura da empresa para que um objetivo seja atingido. Comente a frase a partir dos argumentos apresentados por Kaplan e Norton no artigo "Como aplicar uma nova estratégia sem causar distúrbios na organização".
Conforme o artigo mostra
Do trabalho com centenas de empresas para a formulação de mapas estratégicos e balanced scorecards tiramos a seguinte lição: a empresa não precisa buscar uma estrutura perfeita para sua estratégia.
Conforme mostrado pelo artigo:
“...uma saída muito eficaz é eleger uma estrutura organizacional que funcione sem grandes conflitos e, então, montar um sistema estratégico personalizado para alinhar tal estrutura à estratégia. ”
2) Quais os quatro níveis ou perspectivas de análise do Balanced Scorecard(BSC)?
Como eles ajudam no sentido de relacionar os interesses locais e os objetivos corporativos?
Perspectiva financeira. Mesmo empresas de atividades diversificadas podem gerar valor em âmbito corporativo se adotarem processos eficazes de alocação de recursos, governança corporativa, aquisição e integração de novas divisões de negócios e condução de negociações com instâncias externas, como governo, sindicatos, fontes de capital e fornecedores. Quando faz bem isso tudo, gera sinergias financeiras.
O BSC mostra como as contribuições financeiras locais somadas contribuem para os resultados financeiros corporativos, na prática as corporações estabelecem objetivos financeiros globais que devem ser cascateados pela organização para aconstrução do BSC total da organização.
Perspectiva de clientes. Outra forma de gerar sinergias corporativas é explorar relacionamentos de várias divisões de negócios para oferecer à clientela em comum preço menor, maior conveniência ou soluções mais completas do que o garantido por concorrentes especializadas.
O BSC pode alinhar objetivos comuns relacionados aos clientes, alinhando assim a sinergia