Harry Houdini
Ehrich Weiss
Harry Houdini é o nome artístico de Ehrich Weisz, um dos mais famosos ilusionistas e escapistas de todos os tempos. Nascido em Budapeste, era filho do rabino Mayer Samuel Weisz, com sua segunda esposa, Cecilia Steiner. Por volta de 1878, aos 4 anos, emigrou para os Estados Unidos para uma vida melhor, onde a família mudou seu sobrenome para Weiss.
Teve uma infância muito pobre e aos 8 anos de idade já vendia jornais e era engraxate para ajudar a família. Teve sua primeira aparição pública aos 9 anos de idade, quando se apresentou como “Ehrich, Príncipe dos Ares” atuando como trapezista.
Aos 12 anos, ele fugiu de casa e ficou um ano desaparecido. Nada sabe-se a respeito do tempo que Houdini fugiu de casa, mas, ao voltar, trabalhou como mensageiro, assistente de fotografia e fazendo gravatas para ajudar a família.
Surge Houdini: o mágico mais famoso de todos os tempos
Foi logo após sua volta para casa que ele e o irmão Theo começaram a se interessar pelo ilusionismo e, nessa mesma época, Ehrich adotou o nome pelo qual se tornaria mundialmente conhecido: Harry Houdini.
Para criar esse nome, Ehrich inspirou-se no mágico francês de quem era fã, Robert Houdin, acrescentando um “i” ao final de seu sobrenome. Já o nome Harry, era a forma americana de seu apelido, Ehrie.
Mesmo com seu pai sendo contra, Ehrich, já utilizando seu nome artístico, saiu de casa para seguir a carreira de mágico, fazendo com que seu pai finalmente aceitasse. Aos 20 anos, fazia apresentações regulares em pequenos espetáculos por todo o estado de Nova Iorque. Durante uma de suas apresentações, Houdini conheceu Bess Rahner, que se tornaria sua esposa e sua assistente de palco.
Truques
Houdini tornou-se um dos maiores ilusionistas e escapistas de todos os tempos graças à sua habilidade de livrar-se de algemas e escapava de celas de prisões, tendo, inclusive, recebido certificados das mesmas comprovando seus feitos.
Em sua ambição de se tornar