Harmonização das praticas contábeis
CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS
DISCIPLINA: CONTABILIDADE INTERNACIONAL
HARMONIZAÇÃO DAS PRATICAS CONTÁBEIS
JUÍNA
FEVEREIRO/2012
INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO - ISE
CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS
DISCIPLINA: CONTABILIDADE INTERNACIONAL
HARMONIZAÇÃO DAS PRATICAS CONTÁBEIS
JUÍNA
FEVEREIRO/2012
Harmonização Das Praticas Contábeis
A harmonização das praticas contábeis brasileiras teve inicio com a internacionalização da economia a partir de 1990, beneficiando assim as empresas com uma maior diversidade de captação de recursos e acelerado a competitividade. No entanto provocou a necessidade de desenvolver um sistema de informação que harmonize as práticas contábeis e que seja compatível para seus diversos usuários, para que assim possa atingir um grau satisfação e confiabilidade do público externo, dando maior transparência às informações contábeis.
O IASB - Conselho das Normas Internacionais de Contabilidade vem tentando unificar essas normas para que as Demonstrações e escrituração contábil obedeçam a padrões uniformizados.
No Brasil, através da Resolução Nº. 1.055 de Outubro de 2005 foi instituído um Comitê de Pronunciamento Contábil CPC que tem como objetivo a convergência das regras, das normas e dos procedimentos contábeis aos padrões internacionais de contabilidade, visando facilitar o processo de elaboração e homogeneização das Demonstrações Contábeis.
A importância da padronização das normas, segundo o Comitê de Pronunciamento Contábil, é de reduzir custos nos investimentos internacionais, facilitar a comunicação internacional com uma linguagem contábil mais homogênea e reduzir custos do capital.
Com o intuito de harmonizar ainda mais as praticas contábeis a CVM publicou a deliberação 488, que muda o foco da contabilidade brasileira que antes com a lei 6.404/76 era com a contabilidade norte americana e a partir de então passou a ter como base os padrões do IASB.
Percebemos isso olhando para o