Harmoniza O
Nitya Oliveira Foster
ANALISE DOS TEXTOS:
A HARMONIZAÇÃO ALIMENTO – VINHO DE ROBERTO RABACHINO /O QUE É HARMONIZAÇÃO? DA REVISTA ADEGA.
Recife 2015
Nitya Oliveira Foster
ANALISE DOS TEXTOS:
A HARMONIZAÇÃO ALIMENTO – VINHO DE ROBERTO RABACHINO /O QUE É HARMONIZAÇÃO? DA REVISTA ADEGA.
Trabalho apresentado como pré-requisito parcial à unidade temática Enogastronomia da Faculdade SENAC Pernambuco.
Professor: Robson Luis Trindade Lustosa
Recife
2015
Harmonização a complexidade e a arte
Harmonização é uma arte capaz de ressaltar qualidades, melhorar características ou até piorar, dependendo de como será aplicado esse conhecimento. Na enogastronomia, harmonizar significa o processo de combinar os sabores dos alimentos juntamente com as características dos vinhos.
O processo de apreciação de alimentos harmonizados com vinhos muitas vezes está baseado em escolhas inconscientes, instintivas. Sabemos que um vinho combina com uma preparação quando essa combinação agrada ao nosso paladar. No entanto, existem conceitos importantes que podem auxiliar em escolhas com maior possibilidade assertiva a partir do conhecimento das características predominantes tanto no vinho quanto no alimento.
Os dois principais tipos de harmonização seguem linhas aparentemente opostas, o primeiro se baseia na complementação ou similaridade, ou seja, combina sabores semelhantes para manter uma harmonia. O segundo baseia-se na oposição, ou seja, combinam um sabor contrastante para haver equilíbrio entre eles. Apesar de parecer uma formula fácil de complementação ou oposição, alguns alimentos têm fortes características que não são fáceis de serem harmonizados, muitas vezes nos levando a acreditar que o prato ou o vinho estão ruins, quando o que pode ter ocorrido é uma falha na harmonização. Dependendo da situação ou