Hardware e software
Como toda a máquina, um computador por mais avançado que seja, é incapaz de raciocinar. Ele precisa de ser orientado a cada passo. É justamente aí que entra o SOFTWARE, que orienta o funcionamento dos componentes físicos do computador, fazendo com que ele execute as mais variadas tarefas.
O software é um conjunto de sistemas. Os sistemas, por sua vez, são grupos de programas. E, finalmente, os programas são conjuntos de instruções organizadas de forma lógica e executam funções específicas.
TIPOS DE SOFTWARE:
← Sofware de sistema
← Software aplicacional
← Software utilitário
← Software de programação
Sofware de sistema:
É o tipo de software (sistema operativo) que faz a gestão de toda a entrada e saída de dados, e sem a sua existência o computador tornava-se inútil.
É composto pelos sistemas operativos que gerem o computador.
Ex: Ms-Dos; Windows 95/98/Me/Nt/2000/Xp; OS/2; Novell; Unix, etc…
Sofware Aplicacional:
É composto pelo universo de sistemas que são utilizados no dia-a-dia, tais como: folhas de cálculo; processadores de texto; gestores de bases de dados; aplicações multimédia; jogos, etc…
Ex: Winword; Excel; Access; Corel Draw; Powerpoint, Internet Explorer; Fifa 2002; etc…
Sofware Utilitário:
São sistemas que fazem a protecção, gestão ou manutenção dos sistemas existentes num computador.
Compõem a categoria de manutenção dos ambientes de software. Eles podem ser sistemas anti-vírus, correcção de problemas no disco, recuperadores de arquivos, verificadores de problemas com o hardware, sistemas de comunicações, e etc…
Ex: Norton Anti-vírus; Scandisk; Desfragmentador do disco, etc…
Sofware de Programação:
Estão numa linha absolutamente separada dos softwares supracitados. A sua função consiste na montagem de todas as categorias de software acima referidas.
Ex: Visual