Hardware das redes
Hardware de redes
Índice
Placa de rede Hub e Switch Equipamentos montados em rack KVM Switch Print server Bridge Ligação em cascata
Placa de rede
Índice
3
A placa de rede
Este é o primeiro requisito para um PC poder operar em rede. Essas placas têm hoje preços bastante acessíveis. As genéricas funcionam muito bem.
As placas de rede atuais são Fast Ethernet, de 100 Mbits/s e possuem um conector RJ-45. Todas elas são na verdade “10/100”, ou seja, funcionam também no padrão antigo, que era de 10 Mbits/s.
Índice
4
HUB e SWITCH
Índice
5
HUB e SWITCH
O HUB é um dos diversos equipamentos de rede classificados como “concentradores”. Servem para interligar vários computadores e equipamentos de uma rede. O HUB mostrado na figura abaixo tem 8 portas, mas existem modelos com 16, 24, 32 ou mais portas. Também é possível ligá-los em cascata, aumentando ainda mais o número total de portas. O SWITCH é um equipamento muito parecido com o HUB, porém mais inteligente e com maior desempenho, como veremos adiante.
Índice
6
Para grandes redes
Em redes de maior porte podemos utilizar hubs e switches com maior número de portas. O switch da figura abaixo possui 48 portas.
Índice
7
Ligações internas de um HUB
A figura ao lado mostra as ligações internas de um HUB. Este aparelho funciona como um “fio inteligente”, capaz de ligar vários equipamentos. Note entretanto que a conexão é apenas uma para todos os nós da rede. Por exemplo, se estiver em curso uma transmissão entre equipamentos ligados nas portas 1 e 2, e se um equipamento ligado na porta 5 quiser enviar dados para um equipamento ligado na porta 7, terá que esperar a sua vez. As transmissões são feitas em pequenos pacotes de dados, de modo que cada equipamento não precise esperar muito tempo pela sua vez.
Por outro lado, como existe apenas um canal interno, compartilhado, cada equipamento ligado ao HUB não poderá transmitir ou receber durante 100% do