Hard
Destrinchando o IBM PC e o IBM PC XT
Gabriel Torres
Rio de Janeiro
1996
© 1996-97, Gabriel Torres - Todos os direitos reservados
É expressamente proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste texto, seja através de mídia eletrônica, impressa, ou qualquer outra forma de distribuição. Os infratores serão indiciados e punidos com base na lei no 5.988 de 14 de dezembro de 1973 (Lei de Direitos Autorais).
De início, podemos dizer que as diferenças entre o IBM PC e o IBM PC XT eram somente a capacidade de RAM possível na placa mãe e os acessórios que passaram a ser comercializados em conjunto pela IBM, como por exemplo, disco rígido. Eletronicamente, porém, poucas eram as diferenças. Apenas a adição ou remoção de algum circuito para a adequação da placa-mãe às características desejadas. Assim, a partir deste momento, iremos nos referir a estes microcomputadores a somente “XT”.
O 8088, coração do XT, foi criado para operar sob uma freqüência máxima de clock de 5 MHz. Fora esta característica, todas as outras nós já vimos - acesso a até 1 MB de memória e uma área de 1 KB de I/O.
Em termos de circuito, o circuito gerador de clock foi criado utilizando-se uma derivação do circuito gerador de sincronismo de vídeo existente, de modo que o projeto ficasse um pouco mais barato, pois não seria necessário construir um outro circuito gerador de clock. Esta derivação foi feita dividindo-se a freqüência de sincronismo de vídeo por 3. Como a freqüência de sincronismo de vídeo é de 14 MHz (e esta é fixa), chegamos à conclusão de que o circuito gerador de clock trabalha com uma freqüência de 4,77 MHz. Esta freqüência, apesar de não ser de 5 MHz, poderia ser utilizada com um desempenho bem próximo a um 8088 trabalhando sob 5 MHz. Portanto, obrigatoriamente toda placa mãe possuirá um cristal (componente de estado sólido utilizado na construção de circuito osciladores, neste caso o clock do microcomputador. Fisicamente ele