hantavirose
A Hantavirose é uma Zoonose emergente que causa duas síndromes distintas: a Febre Hemorrágica com Síndrome Renal (FHSR) e a Síndrome Cardiopulmonar (SCPH), sendo os roedores silvestres os hospedeiros / reservatórios naturais.
Os vírus Hantaan, Seoul, Dobrava e Puumala estão associados à FHSR, tendo como reservatórios roedores da subfamília Murinae e Arvicolinae.
Já os vírus Sim nombre, Bayon, Blackwater creek canal, Juquitiba, Araraquara, Castelo dos Sonhos, Andes e Laguna Negra estão associados à Síndrome Pulmonar, tendo como reservatórios os roedores da subfamília Sigmodontinae e sua ocorrência esta restrita ao continente americano.
HISTÓRICO
A Hantavirose foi descrita em 1913 na União Soviética, Coréia e China (vírus Hantaan) e em 1934, na Escandinávia e Leste Europeu (vírus Puumala e Dobrava) como um complexo de doenças infecciosas agudas, caracterizadas por disfunção renal e manifestações hemorrágicas.
Em 1951 durante a guerra da Coréia, 3.000 soldados das Nações Unidas foram vitimados pela febre hemorrágica com síndrome renal associado ao vírus Hantaan.
Em 1976 Lee et al, um cientista coreano, isolou o vírus de um roedor Apodemus agrarius às margens do rio Hantaan. No ano seguinte isolou-se o vírus em um ser humano.
A doença conhecida como Febre Hemorrágica com Síndrome Renal (FHRS) é endêmica na Coréia e China, ocorrendo anualmente centenas de casos, sendo que em 1980 foram diagnosticados 30 mil casos e estima-se que anualmente em todo o mundo ocorram 200 mil casos desta doença.
O Vírus Sim nombre, o qual hospedeiro é o Peromyscus maniculatus tem sido responsabilizado por todos os casos de Síndrome Pulmonar por Hantavírus no sudoeste dos Estados Unidos desde 1993.
Em dezembro de 1993 no município de Juquitiba – SP foi descrita a ocorrência dos três primeiros casos de SPH no Brasil – Vírus Juquitiba associados provavelmente ao Rato do Mato (Akodon cursor) e o Ratinho do Arroz (Oligoryzomis nigripis).
Os seguintes fatores,