Hanseníase, meningite meningocócica
O trabalho a ser apresentado a seguir, fala sobre as doenças que são causadas por bactérias como a Hanseníase e a meningite meningocócica. Mostra passo a passo das doenças e como é a sua cura e como se prevenir de pegar-la.
Hanseníase
É uma doença causada por um micróbio chamado bacilo de Hansen (mycobacterium leprae), ficou conhecido oficialmente por esse nome desde 1976, é uma das doenças mais antigas na historia da medicina. Ela ataca normalmente a pele, os olhos e os nervos, mas pode afetar outros órgãos como o fígado e os testículos. Portanto não é hereditária. Também conhecida como lepra, morféia, mal-de-lázaro, mal-da-pele ou mal -do - sangue.
A forma de transmissão é pelas vias aéreas: uma pessoa infectada libera bacilo no ar e cria a possibilidade de contágio. Porém, a infecção dificilmente acontece depois de um simples encontro social. O contato deve ser íntimo e freqüente. Entretanto, segundo a Organização Mundial de Saúde, a maioria das pessoas é resistente ao bacilo e não a desenvolve. Aproximadamente 95% dos parasitas são eliminados na primeira dose do tratamento, já sendo incapaz de transmiti-los a outras pessoas. Este dura até aproximadamente um ano e o paciente pode ser completamente curado, desde que siga corretamente os cuidados necessários. Assim, buscar auxílio médico é a melhor forma de evitar a evolução da doença e a contaminação de outras pessoas.
Com período de incubação que varia entre três e cinco anos, sua primeira manifestação consiste no aparecimento de manchas dormentes, de cor avermelhada ou esbranquiçada, em qualquer região do corpo. Placas, caroços, inchaço, fraqueza muscular e dor nas articulações podem ser outros sintomas. Com o avanço da doença, o número de manchas ou o tamanho das já existentes aumenta e os nervos ficam comprometidos, podendo causar deformações em regiões, como nariz e dedos, e impedir determinados movimentos, como abrir e fechar as mãos. Além disso, pode permitir que determinados