Hanseniase
FUNDAÇÃO UNIRG
TRANSTORNO BIPOLAR
GURUPI – TO
JUNHO 2011
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIRG
FUNDAÇÃO UNIRG
7° PERÍODO
ACADÊMICOS: Rafael Souza, Salma da Costa Lopes, Samara Batista, Simone Shasmylla Sousa de Albuquerque, Tairine Leopoldino Cardoso, Thamires Brandão.
TRANSTORNO BIPOLAR
Trabalho apresentado à disciplina Enfermagem Assistencial I, como requisito parcial para obtenção de notas. Docente: Dione Bairros.
GURUPI – TO
JUNHO 2011 1. INTRODUÇÃO
O transtorno bipolar do humor, também conhecido como distúrbio bipolar, é uma doença caracterizada por episódios repetidos, ou alternados, de mania e depressão. Uma pessoa com transtorno bipolar está sujeita a episódios de extrema alegria, euforia e humor excessivamente elevado (mania), e também a episódios de humor muito baixo e desespero (depressão). Entre os episódios, é comum que passe por períodos de normalidade (WIKIPÉDIA).
Deve-se ter em conta que este distúrbio não consiste apenas de meros "altos e baixos". Altos e baixos são experimentados por praticamente qualquer pessoa, e não constituem um distúrbio. As mudanças de humor do distúrbio bipolar são mais extremas e mais duradouras que aquelas experimentadas pelas demais pessoas. Quando tanto a depressão quanto a mania são mais leves, porém mais duradouras, o transtorno passa a ser classificado como ciclotimia (WIKIPÉDIA).
2. OBJETIVO
Fornecer informações acerca do Transtorno Bipolar do Humor
3. JUSTIFICATIVA
Por ser uma doença de grande impacto na vida do paciente, de sua família e sociedade, que causa prejuízos freqüentemente irreparáveis em vários setores da vida do indivíduo, como nas finanças, saúde, reputação, além do sofrimento psicológico, despertou-nos enquanto acadêmicos o desejo de