HANS K NG PRONTO
CRISTIANISMO
SÃO PAULO
2014
CRISTIANISMO
Desesperar do cristianismo?
É possível que o cristianismo seja uma religião dos menos favorecidos? A Europa não vê com bons olhos a discriminação com as mulheres, com o sexo, a ditadura das doutrinas, a incompreensão da igreja.
No entanto, em San Salvador o pároco reflete o cristianismo, pois se preocupa com os problemas físicos e espirituais de seus membros.
Uma comunidade cristã viva/liturgia e engajamento social Em San Salvador não há uma igreja dividida (leigo e clero). O padre é servo da comunidade e esta vive satisfeita com ele. Em meio a uma comunidade com altos índices de criminalidade ele busca por em prática uma cultura de não violência, de justiça social e da paz. O verdadeiro cristianismo, como na época do apóstolo Paulo. Na liturgia todos podem falar, as mulheres contam suas experiências e leem a Bíblia. A fé tem consequências práticas. A igreja não fica justificando a opressão, mas busca superá-las.
Qual é a essência do Cristianismo?
Qual é a essência do cristianismo? è o próprio Cristo Jesus e que ninguém ou igreja nenhuma poderia se dizer ser uma igreja cristã se Cristo não for sua referência ou ainda seu modelo.
Porém precisa-se entender o que fazer para se ter Cristo como modelo de vida, dentre as semelhanças tem-se o testemunho da fé. Pode-se citar inúmeras pessoas como o papa João XXII, madre Teresa de Calcutá dentre outros, mostrando que o que todos têm em comum é a visão que têm do Cristo e com isso uma postura em relação aos demais semelhante a Jesus, passando assim a viverem como Ele por terem o mesmo Espírito Santo que Cristo tinha.
Mas sabe-se também que se precisa de pessoas dispostas a falar do que Cristo fez na terra e em suas vidas tão importante quanto testemunharem sua fé é também ensinar em que e o que lhes fazem serem assim. Apesar de terem um distanciamento enorme dos dias de Jesus, aqueles que o tem como Seu guia e Senhor,