Hans Kelsen
Brahwlio Soares de Moura Ribeiro Mendes**
Resumo:
O artigo esclarece sentidos da obra de Hans Kelsen, buscando demonstrar o verdadeiro valor intrínseco à pureza metodológica, a saber, o valor da liberdade moral.
Palavras-chave: Hans Kelsen; Pureza; Liberdade moral; Ciência.
Dois professores foram fundamentais para que esse artigo viesse a existir, gostaria de agradecer imensamente a ambos:
Dr. Andityas Soares de Moura Costa Matos e Dra. Cláudia Toledo. Devo, ainda, agradecer a alguém muito importante que incentivou de todas as maneiras a produção deste trabalho: Letícia Fonseca Braga Machado.
**
Aluno do sexto período do curso de Direito da UFJF.
*
Alethes: Periódico Científico dos Graduandos em Direito - UFJF - nº 2 - Ano 1
Abstract:
The article explains meanings of Kelsen’s works, seeking to demonstrate the true intrinsic value of methodological purity, the value of moral freedom.
Key words: Hans Kelsen; Purity; Moral freedom; Science.
74
Alethes: Periódico Científico dos Graduandos em Direito - UFJF - nº 2 - Ano 1
1. Introdução
Este trabalho objetiva analisar o pensamento kelseniano, desconstruindo algumas falsas concepções sobre o Mestre de Viena e sua obra. Em regra os pesquisadores de índole kelseniana, assim como Kelsen, procuram fazer uma ciência sem conotações ideológicas, ao contrário de seus adversários que encontram na ideologia um grande motor para suas produções “científicas”. Com isso, muitos dos ataques contra Kelsen, ao invés de serem lançados contra a coerência de sua teoria, são lançados contra os valores subscritos à pureza kelseniana.
Mesmo que assumamos o pressuposto pregado pelos críticos de Kelsen, segundo o qual não é possível uma ciência livre de ideologias1, não podemos aceitar que a suposta ideologia kelseniana seja desvendada somente por seus adversários. Aqui pretendemos encontrar os interesses ocultos na obra do eminente jurista austríaco através de referências