Hans kelsen - vida e obra
Hans Kelsen foi um jurista austro-americano, considerado um dos mais importantes e influentes do século XX. Escreveu mais de quatrocentos livros e artigos, dentre as quais o maior destaque é a Teoria Pura do Direito, pela difusão e influência alcançada. Suas obras contribuíram para a sistematização e a consolidação do Direito como ciência autônoma, além de diversos acréscimos no campo do direito público e internacional. Na história do pensamento jurídico, Hans Kelsen é considerado o representante máximo da corrente jusfilosófica positivista.
Nasceu em 11 de outubro de 1881, na cidade de Praga. Aos 3 anos, mudou-se com sua família para a capital, onde posteriormente iniciou os seus estudos jurídicos, na Universidade de Viena. Obteve seu doutorado no ano de 1906. Em 1918, foi nomeado professor efetivo da Faculdade de Direito da Universidade de Viena. Trabalhou na elaboração da Constituição da República, que criou a primeira Corte Constitucional da História do Direito. No ano seguinte, publicou um texto comentando a Constituição da República Austro-alemã e se tornou professor catedrático da Universidade de Viena.
Com a entrada em vigor da Constituição Austro-alemã, em 1º de outubro de 1920, Hans Kelsen consagrou-se internacionalmente e foi chamado para apresentar seminários, palestras e eventos em todo o mundo.
Em 1933, recebeu o título de Doutor Honoris Causa da Universidade de Utrecht. Posteriormente, foi lecionar na Universidade de Praga. Logo, perdeu a nacionalidade austríaca, pois precisava tirar passaporte tcheco. Sofreu vários atentados, passando a ser escoltado inclusive dentro da sala de aula.
Nessa época de perseguições é que foi publicada a obra que consagrou o autor, o Reine Rechtslehre ou Teoria Pura do Direito. Nesta importante obra da literatura jurídica, Kelsen busca discutir e propor os princípios e métodos da teoria jurídica. Tentou conferir à Ciência