Handout celso lafer - ensaios sobre a liberdade
709 palavras
3 páginas
Celso Lafer – Ensaios sobre a liberdadeLiberdade e igualdade: reflexões sobre o crescimento econômico e a democracia
Pág. 123 a 143
1. Sociedade contemporânea: preocupação com o crescimento econômico. 1.1. Crescimento econômico nas sociedades industriais: criação e apropriação de um excedente social. 1.2. Indicadores econômicos (PIB, PNB...) têm sua importância, mas não são suficientes. O problema político-econômico-social é muito complexo; não se reduz apenas a critérios quantitativos.
2. Como controlar o excedente e distribuir o produzido numa sociedade? 3.1 Uma alternativa pode ser o mercado: mecanismo descentralizado que permite a coordenação das decisões sem os ônus burocráticos da centralização. 3.2 Pressupostos para o sucesso do mercado: 3.3.1 Concorrência perfeita: ao permitir o pleno exercício da preferência do consumidor, permite que ela, pela sua escolha, determine os rumos do investimento e da produção. 3.3.2 Concorrência perfeita é apenas um modelo teórico. Concentração do poder econômico é regra da sociedade contemporânea.
3. Externalidades geradas pelo mercado 4.3 Externalidades: ocorrem quando alguém é seriamente afetado, positiva ou negativamente, pelos resultados de uma decisão da qual não tomou parte. Ex: expansão industrial gera poluição. 4.4 Internalização por meio de organizações. 4.5.3 Estado como principal internalizador de externalidades no mundo contemporâneo. 4.5 Externalidades na sociedade moderna. Ex: Teoria da Responsabilidade Civil. 4.6 Passagem do Estado liberal para o intervencionista 4.7.4 Formas de indenização coletiva. 4.7.5 Maneiras de socializar o risco por meio de organismos coletivos.
4. Brasil: país de economia mista. Convivência de mecanismos de preço juntamente com um Estado que desempenha três funções: 5.7 Estado provedor 5.8 Estado disciplinador 5.9 Estado empresário