Handoff
Resumo Este artigo visa apresentar de forma resumida o que vem a ser Handoff e Roaming. Expor a forma de funcionamento e as diferenças entre Hard Handoff e Soft Handoff.
Palavras-chaves Handoff, Handover e Roaming.
I. Introdução
Handoff ou Handover é o procedimento empregado em redes de comunicação móveis para tratar a transição de uma unidade móvel entre as ERB´s (Estação Rádio Base) de forma transparente ao usuário, de forma a permitir a continuidade dos serviços e aplicações em execução. Por isso, deve ser realizado de forma ágil e sem perda de dados. Roaming é definido como a capacidade que um terminal móvel tem para automaticamente efetuar e receber chamadas, enviar e receber dados, ou realizar outros serviços quando viaja para fora da área de cobertura da sua operadora, utilizando para isto, a rede visitada. Podemos observar as diferenças entre handoff e roaming (figura 1).
Figura 1- Diagrama de bloco de uma rede de celular [1]
HANDOFF/HANDOVER Dentre as questões de sua implantação do handoff estão o fato que a detecção e o início devem ser realizados antes da perda da conexão; há necessidade do monitoramento do estado do sinal para verificar se a potência necessária está sendo atendida, e a identificação da ERB de destino mais adequada. Para a tomada de decisão de handoff, é necessário garantir que a queda no nível do sinal medido não foi causada pela atenuação momentâneo desse sinal e que a estação móvel esta realmente se afastando da ERB que o serve. Assim, a ERB monitora o nível de sinal durante certo tempo antes do handoff ser inicializado (figura 2), de forma que procedimentos desnecessários não ocorram e que procedimentos necessários sejam realizados antes da chamada ser interrompida.
Fig. 2 – Ilustração de um cenário na borda da ERB.[1]
Teoricamente podemos ter dois tipos de handoff:
* Handoff entre células: O destino e a origem são conectados ao