Handebol
Escola de Ciências da Saúde
Educação Física (Bacharelado)
Érico dos Santos
RA 20607000
PESQUISA SOBRE HANDEBOL
Profª Marisa Loffredo
21/02/2014
SÃO PAULO, SP
HISTÓRIA DO HANDEBOL
Handebol (Andebol em Portugal e handball em inglês) é uma modalidade desportiva criada pelo alemão Karl Schelenz, em 1919.
A ideia da modalidade veio através de experiências e conhecimentos adquiridos durante algumas excursões que o professor fez à América do Sul, especialmente no Uruguai, onde ele conheceu modalidades praticadas na região, como o “BALOMANO” e também à Tchecoslováquia ele conheceu dentre outras modalidades esportivas uma que chamou a sua atenção, chamada de “AZENA”. Tanto a Balomano, quanto a Azena eram jogadas com as mãos. Registos apontam que foi atribuída à ele a invenção do esporte durante a Segunda Guerra Mundial também em virtude da adaptação da modalidade esportiva “Torball” , que era praticado apena por mulheres, derivando assim o que viria a se tornar o handebol, ganhando novas regras e também passando a ser praticado por homens. Devido ao fato dele ser professor, a modalidade começou a ser muito difundida não apenas na Alemanha, mas por toda a Europa através das escolas.
Inicialmente o esporte era realizado em campos semelhantes ao de futebol, em medidas e com equipes compostas por onze atletas cada uma, e, posteriormente houve a diminuição do campo e também a redução de atletas para sete participantes por equipe.
Em 1927 criou-se a Federação Internacional de Handebol Amador (FIHA) porém apenas em 1946 no Congresso da Dinamarca a entidade mudou de nome para Federação Internacional de Handebol (FIH).
Em 1936 houve a estreia da modalidade nos Jogos Olímpicos de Verão, na cidade de Berlim, ainda no formato de 11 jogadores para cada lado do campo. A modalidade não foi adiante nos jogos, porém regressou ao programa olímpico nos Jogos de 1972 em Munique no formato atual com sete