Handebol
FALTAS, CARTÃO AMARELO E VERMELHO, LINHA 7 METROS.
Faltas
Empurrões, puxões, segurar o adversário, bater e pular no adversário são consideradas faltas, caso uma dessas ações aconteça quando o adversário tem a chance de marcar um gol, o juiz marcará um tiro de 7 metros, que é como o pênalti no futebol.
Um jogador pode ser punido de 3 maneiras, advertência exclusão e desclassificação.
Na primeira o jogador recebe um aviso (como o cartão amarelo no futebol), na segunda o jogador deverá permanecer fora da quadra por 2 minutos, e a terceira como o nome diz desclassifica o jogador e este não poderá retornar mais ao jogo (como o cartão vermelho no futebol).
Tiro de 7 Metros
É a infração máxima do jogo de handebol.
Ela se assemelha ao pênalti do futebol e futsal, e ao lance livre do basquetebol.
Para ser assinalado um tiro de 7 metros o árbitro deve, em seu julgamento, entender que a falta assinalada ocorreu em um momento claro de gol da equipe que ataca.
Logo, um tiro de 7 metros pode ser sofrido não apenas quando o jogador já está finalizando uma bola cara-a-cara com o goleiro.
Numa situação de contra-ataque, por exemplo, em que um jogador está com condições claras de marcar um gol, tendo à sua frente apenas o goleiro adversário e um jogador defensor o segura por trás impedindo seu deslocamento a gol, independentemente do atacante estar em seu campo defensivo, iniciando o contra-ataque, ou já estar em atitude de finalização, próximo ao gol adversário, o árbitro pode entender como um lance de clara chance de gol e assinalar o tiro de 7 metros.
Ele possui esse nome pelo fato da marca que indica o local da cobrança da falta estar a exatamente 7 metros do gol.
No tiro de 7 metros o goleiro pode mover-se à vontade, podendo inclusive adiantar-se em até 4 metros do gol, para diminuir o ângulo de arremesso do cobrador da falta.
Cartão amarelo (advertência)
Serve como advertência a um jogador, é usado em