Hamburguer Suíno
Hambúrguer de carne suína
¹ Caio de Lima Ferreira
² Laryssa Conceição Nogueira
³ João Pedro de Araújo Maurício
Discentes do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – CEFET/RJ campus Valença/RJ, R. Voluntárias da Pátria, 30, Belo Horizonte, Valença/RJ, CEP: 27.600-000.
1caio_lima15@hotmail.com
2laryssa.c.nogueira@outlook.com
3jp.araujo1997@hotmail.com
Resumo: A carne suína tem tido uma procura maior no mundo nos últimos tempos, porém no Brasil essa procura ainda fica atrás da carne bovina e de aves. Devido ao “medo” das pessoas pelo fato desta carne ter alto índice de colesterol em relação a outros tipos de carne. Neste artigo, de acordo com autores podemos dizer que as carnes bovina e suína são similares, tendo pouca diferença em sua composição. Por tanto não há problema de se consumir a carne suína. O objetivo deste artigo é obter informações tecnológicas que viabilizem o desenvolvimento de um produto inovador.
Introdução
(Silva, Oliveira e Silva, 2008) Tendo em vista a necessidade de quebrar alguns preconceitos com relação à carne suína, pesquisas vêm sendo realizadas objetivando o real esclarecimento dos benefícios dessa carne para população.
O consumo de carne suína possui boas perspectivas para melhorar sua participação no cardápio da população brasileira. São visíveis os esforços na melhora da produtividade, na redução do teor de gordura no produto, nos programas consistentes de marketing e nos esforços na organização da comercialização. Quanto ao teor de gordura, a Suinocultura alcançou excelentes avanços, principalmente na área de genética e nutrição, que diminuíram de forma consistente os níveis de gordura intramuscular e de espessura de toucinho. (ROPPA,1996)
A carne suína é hoje a fonte de proteína animal mais consumida no Mundo, tendo ultrapassado a preferência dos consumidores pela carne bovina no ano de 1979. Ainda assim, a carne suína é menos comercializada a nível