Hamartiologia
1) Quais eram as suas expectativas antes do início da matéria sobre o pecado e o assunto a ser abordado?
R: Minhas expectativas eram de conhecer mais sobre esse mau que assola a nossa vida cristã afim de evita-lo e com isso agradar mais a Deus em uma vida de Santidade, dando exemplo ao mundo e a Igreja de Deus, principalmente aos nossos filhos que nos observam no dia a dia.
2) O que significa o termo Hamartiologia?
R: Esse termo é a junção de dois termos gregos: “Hamartia” que significa transgressão, pecado, que por sua vez traz o significado de errar o alvo, e “logia” que significa tratado ou estudo, logo Hamartiologia significa estudo ou tratado sobre o pecado.
3) Quais as consequências do pecado no planeta?
R: O Planeta Terra se tornou maldito, a natureza passou a produzir espinhos e abrolhos, algo que não era natural e a própria natureza ficou sujeita ao pecado do homem e anseia pela libertação dos filhos de Deus conforme Rm 8.20-26.
4) Como o cristão deve tratar com o pecado? Reconhecê-lo Sl 51.5 pois se não houver um reconhecimento jamais terá um arrependimento genuíno e sim apenas remorso.
Evitá-lo I Tm 5.22 se guardando de maneira a não cometê-lo e nem em ser participante em pecados alheios e também detestá-lo Jd 23 aborrecendo toda forma de pecado.
Confessá-lo I Jo 1.9 Devemos confessar todo pecado praticado porque o Senhor é justo e pode nos perdoar todo pecado confessado quando o arrependimento é verdadeiro e tem a intenção de não voltar a prática.
Deixá-lo Pv 28.13 Pois quem confessa e deixa alcança misericórdia, e também que retorna ao pecado pode vir a ser surpreendido por coisa pior, Jo 5.14.
5) Comente sobre a origem do pecado.
R: A origem do pecado está em Lúcifer conforme nos relata o Profeta Ezequiel em 28.11-20 e o Profeta Isaías em 14.12-15, quando na sua ânsia de assumir o lugar de Deus intentou subir até as alturas e fazer o seu trono acima do trono de Deus. A bíblia relata que