Halloween
A origem do Halloween vem do calendário Celta. Há 2.500 anos, os antigos celtas (que povoavam parte do norte da Europa e Ilhas Britânicas) celebravam o fim do ano quando acabava o verão, que para eles era no dia 31 de outubro. Os celtas pensavam que neste dia os espíritos saíam de suas tumbas e por isso decoravam as cabanas com ossos e objetos desagradáveis que era para afugentá-los.
BRINCADEIRAS TÍPICAS
Uma das mais realizadas consiste em encher uma bacia de água e jogar maçãs dentro. As maçãs ficam flutuando e os participantes devem pegá-las com os dentes (mordendo).
TRADIÇÕES DO HALLOWEEN
No Halloween é muito comum as crianças saírem fantasiadas pedindo doces de casa em casa, mas quando o morador se recusa elas costumam fazer algum tipo de travessura.
- Uso de trajes assustadores – pessoas usam estas fantasias em festas promovidas, geralmente, por escolas e empresas. O foco é a criatividade, diversão, integração e socialização.
- Além das roupas, as maquiagens de terror também estão muito presentes nas comemorações desta data. A criatividade dos maquiadores é voltada para a criação de personagens que representem o Dia das Bruxas.
- Abóbora do Dia das Bruxas – envolve todo um ritual de comprar a abóbora, tirar as partes internas, esculpir uma face assustadora e, no período noturno, acender uma vela dentro. Em várias cidades norte-americanas ocorrem exposições e concursos para eleger a abóbora mais assustadora ou criativa. Vale lembrar que a maioria das pessoas nos Estados Unidos não faz isto com propósito espiritual ou religioso, mas sim como um evento tradicional e cultural.
LENDAS DO HALLOWEEN
A lenda mais conhecida sobre o Halloween é a do Jack O'Lantern, onde conta a história de um homem tão ruim que nem o diabo o quis no inferno, mas com pena da alma perdida, joga um pedaço de carvão para que Jack possa iluminar seu caminho pelo limbo. Jack põe o carvão dentro de um nabo e sai