Halloween
O Halloween é uma festa comemorativa que ocorre todo ano no dia 31 de outubro. Ela é realizada principamente em países anglo-saxônicos, com especial relevância nos Estados Unidos, Canadá, Irlanda e Reino Unido.
História:
A palavra Halloween tem origem na Igreja católica. No século V DC, na Irlanda Céltica, o verão oficialmente se concluía em 31 de outubro, assim o feriado era Samhain, o Ano novo Céltico. Porém, alguns bruxos acreditam que a origem do nome vem da palavra hallowinas - nome dado às guardiãs femininas do saber oculto das terras do norte (Escandinávia).
Os celtas acreditavam que neste dia, os espíritos que todos que morreram no ano, saiam dos cemitérios para tomar posse dos corpos dos vivos para usá-los no próximo ano. Os celtas acreditavam ser a única chance de vida após a morte. Para assustar estes fantasmas, os celtas colocavam, nas casas, objetos assustadores como, por exemplo, caveiras, ossos decorados, abóboras enfeitadas entre outros. Eles colocavam fantasias e ruidosamente desfilavam em torno do bairro, sendo tão destrutivos quanto possível, a fim de assustar os que procuravam corpos para possuir, Por ser uma festa pagã foi condenada na Europa durante a Idade Média, quando passou a ser chamada de Dia das Bruxas. Aqueles que comemoravam esta data eram perseguidos e condenados à fogueira pela Inquisição.
Com o objetivo de diminuir as influências pagãs na Europa Medieval, a Igreja cristianizou a festa, criando o Dia de Finados (2 de novembro).
Tradições:
Por sua origem estar relacionada à morte, contém elementos e figuras popularmente assustadoras. São símbolos comuns: fantasmas, bruxas, zumbis, caveiras, monstros, gatos negros e até personagens como por exemplo, Drácula e Frankestein.
As crianças também participam desta festa. Usam fantasias assustadoras e partem de porta em porta na vizinhança, dizendo “Treak or Treat” ( que significa, doces ou travessuras) . Felizes, terminam a noite do 31 de outubro, com sacos