hajzzj
402 palavras
2 páginas
Odirlei Rodrigo Kaschuk¹; Vinicius José Santos Lopes²¹ Engenheiro Florestal pela Universidade do Contestado (UnC) e pós-graduando em Engenharia e Segurança do Trabalho pela Universidade de Cuiabá (UNIC) - Campus de Sinop/MT.
E-mail: kaschuk@gmail.com
²Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (USP), Especialista em Engenharia e Segurança do Trabalho pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), Engenheiro Eletricista pela Universidade de São Paulo (USP) e professor do curso de pós-graduação em Engenharia e Segurança do Trabalho da Universidade de Cuiabá (UNIC) – Campus Sinop/MT
E-mail: vinizelopes@gmail.com
RESUMO
Acidentes com máquinas no setor metalúrgico são uma constante e muitas vezes deixam danos irreversíveis ao trabalhador, podendo inclusive, apresentar risco de vida. Este artigo aborda as principais causas de acidentes ocorridas em uma indústria metalúrgica, com a produção de perfis de aço, confeccionados por máquinas guilhotina e dobradeiras, em uma empresa privada no município de Sinop/MT. A coleta de dados para o trabalho foi realizada através da análise da produção” in loco”, com acompanhamento dos encarregados dos setores dentro da empresa. Observou-se que os acidentes com maior probabilidade de ocorrência, ou seja, os que podem ocorrer com maior facilidade são: corte superficial nos braços, sendo um acidente de baixa gravidade e que ocorre através do manuseio de chapas para produção; esmagamento de dedos, ocorrido nas prensas dobradeiras e o corte de dedos através das guilhotinas.
Palavras-chave: acidentes de trabalho, acidentes em máquinas de corte e dobra de chapas, indústria metalúrgica, Sinop/MT.
1.1. INTRODUÇÃO
Os setores de Metalurgia e Metal Mecânica agregam uma série de atividades que conferem riscos diferenciados à saúde e segurança dos seus trabalhadores. No Brasil, em 2008, a ‘mortalidade’ por