Haiti Porto principe
Acadêmicas: Isadora Oliveira, Poliana Talita Costa,
Suellen
DADOS GERAIS
É a capital e a maior cidade do Haiti.
População de aproximadamente 2,5 a 3 milhões de habitantes. Localiza-se no sudoeste do país e é um porto no golfo de Gonaives.
Foi fundada em 1749 pelos Franceses.
IMPLANTAÇÃO
HISTÓRIA
Porto Príncipe, assim como o restante do Haiti, sofre com a ocorrência de desastres naturais, principalmente ciclones tropicais. Terremotos de grande intensidade são raros mas, em 12 de janeiro de 2010, um forte sismo de 7,0 na escala de
Richter, destruiu praticamente toda a cidade, causando grande devastação, com mais de 300.000 mortos. ARQUITETURA CONTEMPORÂNEA
Palácio Nacional
O Palácio Nacional foi destruído pelo menos 3 vezes, original foi destruído durante uma rebelião em 1869.
Posteriormente, em 1912 foi novamente destruído em uma explosão da parte inferior. Como outras construções públicas do
Haiti, o Palácio Nacional foi construído com influências da arquitetura Beaux-Arts, neoclássica e renascentista francesa, assemelhando-se à arquitetura na França.
Antigo palácio do Haiti destruído em 1912 por
A reconstrução do palácio, feita de concreto armado, se deu a partir de 1913.
Segundo algumas fontes, a obra foi concluída em 1918, segundo outras, em
1922. desenhado por Georges Baussan, famoso arquiteto haitiano. Uma longa fachada clássica, um pavilhão central de entrada e três grandes cúpulas davam um ar magistral ao palácio.
Após o terremoto, as estruturas da edificação cederam. A cúpula localizada no centro da construção espremeu a entrada principal e teve que ser retirada.
Uma das cúpulas das extremidades continua inclinada sobre a fachada colapsada. Especialistas recomendaram restrições das atividades oficiais, mas o local ainda abriga o gabinete presidencial, com o apoio de uma tropa de soldados da Minustah (Missão de Estabilização da ONU).
Palácio Presidencial do Haiti colapsado após terremoto de 2010