Haidt, r.c.c. curso de didática geral. são paulo: ática, 2002
(p.286) Capitulo 13
Avaliação do processo ensino-aprendizagem
1. O conceito de avaliação da aprendizagem e as concepções pedagógicas
Dentro de uma concepção pedagógica mais moderna, baseada na Psicologia Genética, a educação é concebida como a vivencia de experiências múltiplas e variadas tendo em vista o desenvolvimento motor, cognitivo, afetivo e social do educando. Dentro do conceito de que educar é formar e aprender é construir o próprio saber, a avaliação assume dimensões mais abrangentes. (p.287) A conotação da avaliação amplia-se no sentido de verificar em que medida os alunos estão alcançando os objetivos propostos para o processo ensino-aprendizagem. O conceito de avaliação da aprendizagem está ligado a uma concepção pedagógica mais ampla, isto é, a uma visão de educação. Por exemplo, um professor autoritário e inseguro poderá ver na avaliação uma arma de tortura ou punição para alunos apáticos ou indisciplinados. Por outro lado, um professor profissional sério e responsável, seguro da sua pratica docente, tenderá a encarar a avaliação como uma forma de diagnostico dos avanços e dificuldades dos alunos e como indicador para o replanejamento do seu trabalho.
(p.288) 2. O que é avaliar: princípios básicos
A avaliação da aprendizagem está diretamente ligada à avaliação do trabalho docente. Alguns pressupostos da avaliação:
a) A avaliação é um processo continuo e sistemático. Ela não tem fim em si mesma, é sempre um meio, um recurso, e como tal deve ser usada.
b) A avaliação é funcional, porque se realiza em função dos objetivos previstos.
c) A avaliação é orientadora, porque indica os avanços e dificuldades do aluno, ajudando-o a progredir na aprendizagem, orientando-o no sentido de atingir os objetivos propostos.
d) A avaliação é integral, pois considera o aluno como um ser total e integrado e não de forma compartimentada. (p.289) Esses princípios norteadores da