HAHAHAHAHAHA
Cada religião tem:
Conceito de Divindade, Conceito de Criação do mundo, Conceito de Criação do homem ( a alma segundo alguns, pode criada uma única vez para uma só vida – judaísmo, islamismo e cristianismo – ou ela evolui a partir de formas primitivas – reinos mineral, vegetal, animal – até chegar em estágios superiores de vida, onde há completa eliminação do Karma – hinduismo e budismo.
Cerimônia Religiosa
Momento que se louva a um Deus ou deuses, ou manifesta-se gratidão a eles – tem um ritual.
Culto liturgia - culto promove o contado com o sagrado e por isso realiza-se em local sagrado.
Tipo de ritos – oração, sacrifício, oferenda e ritos de passagem.
Organização sacerdotal e leiga:
Sacerdotes são comumente representantes da divindade, fazem a ponte de comunicação entre a comunidade religiosa e a divindade. A organização leiga é geralmente voluntária de tempo parcial e não permite uma organização sacerdotal. Ex. testemunha de jeová
Experiência vivencial
- catarse do cotidiano (louvando, agradecendo, pedindo... música, canto, danças, etc.)
- união mística com a divindade – o místico se sente unido com a divindade – passivo, intemporalidade, êxtase, insight, não sabe exprimir em palavras, (descreve em paradoxos a experiência – abundancia no vazio, escuridão ofuscante, o fogo que gela, a neve que queima, etc.)
Diferenças entre magia e religião
Ambas crêem em seres sobrenaturais e divindades que se relacionam com seres humanos do mundo material, todavia o mago não pede favores, mas busca controlar os seres sobrenaturais em seu benefício próprio e da comunidade.
Na religião o crente se sente dependente do poder divino. Pode fazer sacrifícios, orações, porém, deve aceitar a vontade divina.
O mago tenta coagir as forças e potências da natureza a obedecer suas ordens – que consistem em atingir finalidades concretas – isso se os rituais forem realizados corretamente – por uma questão de lógica.
Magia
a- analógica ou imitativa