haha
Com esta fusão uma nova empresa, de nome IMBEV, foi formada, tornando-se extremamente competitiva no mercado mundial.
PROCESSO DE FUSÃO
Antes da fusão, a INTERBREW ocupava o terceiro lugar mundial na produção de cerveja do mundo, enquanto a AMBEV ocupava o terceiro.
Quase toda a transação foi feita em regime de segredo de negócio e se estendeu por mais de cinco meses até que fosse divulgada para o público, com o objetivo de evitar especulações sobre o tema antes do momento necessário.
A fusão com a AMBEV não foi o primeiro movimento da INTERBREW, que já estava fazendo uma movimentação para comprar diversas marcas de cerveja na Europa expandindo, pouco a pouco seu império.
Antes mesmo da fusão já era responsável pela produção de mais de 200 marcas diferentes de cerveja, um importante marco.
No entanto, ao surgir a ideia da fusão entre as empresas a INTERBREW poderia vislumbrar uma nova possibilidade: acesso ao expressivo mercado latino americano.
A base desta fusão foi a troca de ações entre as empresas, atingindo a casa dos US$11 bilhões. Na época em que se deu esta negociação houveram muitas críticas que tal fusão seria ruim para a empresa nacional, favorecendo muito mais a empresa estrangeira. Além disso corria-se o risco da criação de um monopólio na produção de cervejas no Brasil, o que é proibido por lei.
No entanto, mesmo sendo alvo de críticas e questionamento, a fusão ocorreu. A AMBEV segue sendo o braço da IMBEV na américa latina sendo que esta nova empresa se expandiu conseguindo conquistar novos mercados e incorporando diversas outras cervejarias no Canadá, China e Rússia.
Quando conseguiu adquirir uma importante e renomada cervejaria dos EUA que a IMBEV conseguiu então garantir a liderança global na produção de cervejas, sendo, hoje, a quem domina o mercado