Hackman & oldham
Este trabalho surge na pesquisa e tradução de documentos sobre teorias da motivação do trabalho.
O nosso trabalho tem como objectivo dar a conhecer uma teoria da motivação do trabalho, mais concretamente dos autores, Richard Hackman e Greg Oldham. A teoria em questão, ajuda a explicar e a compreender o modo como as entidades empregadoras conseguem motivar os seus funcionários.
Modelo de Características do Trabalho
O modelo de identificação de factores de motivação no trabalho proposto por estes autores, Hackman e Oldham, consiste na existência de uma função em que existe um núcleo com cinco dimensões do trabalho, sendo estas: * Variedade de competências, ou seja requer uma variedade de actividades para que o trabalho seja executado, exigindo um variado uso de competencias, actividades e conhecimentos diversificados. * Identidade, ou seja o grau em que o operário se relaciona com o que produz, tendo por fim um resultado visível. * Significado, corresponde ao grau de impacto substancial que o trabalho realizado tem na vida das outras pessoas, seja num ambiente interno ou externo de uma organização. Quanto maior for o impacto, mais significado o trabalho irá ter. * Autonomia, ou seja o grau em que o trabalho permite uma liberdade e independência na calendarização e nos procedimentos usados para a sua execução. * Feedback, ou seja o grau de progresso do individuo, recebendo de maneira clara e directa informação acerca da sua eficácia, eficiência e os niveis de desempenho alcançados.
Estas cinco caracteristicas do trabalho que contribuem para fazer da função uma fonte de motivação vai ter um impacto sobre três estados psicológicos críticos, tais como: * Significado do trabalho executado, consiste no grau em que o individuo sente que o seu trabalho tem significado e valor. Este decorre da variedade, identidade e significado da função. * Responsabilidade percebida pelos resultados, consiste no grau em que