Hackers
A evolução tecnológica está causando um forte impacto em todas as áreas da ciência, e o mundo jurídico não está de fora. Em uma sociedade globalizada, onde a tecnologia alcançou um avanço até então nunca visto devido ao fácil acesso a informação, a criminalidade avançou mais rapidamente do que nossa legislação pátria, um dos fatores que proporcionou tal avanço foi a ausência quase total de punibilidade pelo Estado, uma vez que pessoas vem a cada dia mais se capacitanto intelectualmente para prática de atividades criminosas no mundo digital, no decorrer deste trabalho, serão contextualizados e discutidos os principais tópicos referentes a criminosos virtuais.
Objetivo Geral
Investigar sobre criminosos digitais
Objetivos Específicos
Pesquisar os tipos de criminosos digitais existentes;
Identificar seus níveis de conhecimento e habilidades;
Crimes Digitais
Os crimes virtuais utilizam a mesma metodologia de crimes utilizados em crimes já conhecidos. A técnica empregada que difere um pouco dos delitos presentes em nosso ordenamento jurídico penal, mas o fim que se pretende é o mesmo da conduta já tipificada. A intenção do criminoso pode ser de ludibriar uma pessoa para obter uma vantagem financeira ou pessoal, enganar suas vítimas ou mesmo furtar informações particulares com o intuito de utilizá-las em proveito próprio. junto com aumento do número de crimes digitais praticados, vem o aumento do poder de destruição que esses crimes provocam em organizações de toda sorte, causando prejuízos financeiros e sociais como um todo.
Tipos de Criminosos
Níveis de conhecimento e suas limitações no mundo digital De acordo com Filho (2010), existem diversos termos que são usados na Segurança da Informação para diferenciar os tipos de criminosos virtuais, são eles:
• Newbie - São os novatos na rede, os