Habitos alimentares no desenvolvimento da criança
A única maneira que ele tem para se comunicar é o choro e ele pode ocorrer por diversos motivos: fome, cansaço, frio, calor, cólica. O mais importante é manter a calma e tentar ver o que pode estar causando este choro. Pode-se tentar amamentá-lo, trocar a fralda, colocá-lo no abdômen da mãe, dar banho ou agasalhá-lo de acordo com a temperatura do dia, para assim ir descobrindo o motivo do choro do seu bebê.
Quando e como devo proceder ao trocar a fralda?
A fralda deve ser trocada sempre que houver resíduos, tanto de urina como de fezes, para que se evitem as assaduras.
Além disso, pode-se trocar o bebê antes da mamada para que ele fique mais confortável durante a amamentação.
Para higienizar, utiliza-se algodão embebido em água morna. É bom evitar o uso dos lenços umedecidos, pois podem causar intoxicação na pele sensível do bebê, lembrando que a higiene nas meninas deve ser feita de cima para baixo, e dentro dos grandes lábios e nunca retornando o algodão.
Como dar banho?
Geralmente na maternidade, uma enfermeira ensina os pais a dar o banho no recém-nascido, mas, mesmo assim, quando se chega em casa, sempre ocorre uma certa insegurança neste momento. O ambiente deve ser agradável e sem correntes de ar. Retirar o excesso das fezes caso haja e realizar higiene com água e algodão antes de colocar o bebê na banheira, é importante também se certificar de que a água está morna, usando para isto o cotovelo. Deve-se colocar o bebê devagar na banheira e começar lavando o rosto e depois a cabeça e o restante do corpo, usando sabonete e shampoo apropriado para bebês. Nos meninos durante o banho é importante realizar exercícios tentando expor a glande.
Como fazer a limpeza do coto umbilical?
O coto umbilical deve ser limpo após o banho com álcool a 70% começando da pele para a extremidade do coto, até que ocorra sua queda, geralmente até os 15 dias de vida. Não há necessidade de usar faixa ou gazes para cobrir o coto.