Habitação & moradia
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 5
3 CONCLUSÃO 7 REFERÊNCIAS 8
1 INTRODUÇÃO
Em uma sociedade devastada de saneamentos básicos, se é complexo a ineficácia para o direito a moradia digna. Com a grande urbanização em todo mundo problemas variados tem afetado grande parte da população, aqueles que tem necessidades de moradia ocupa maiores espaços urbanos por falta de infra – estrutura, trazendo claramente dificuldades para todas as classes.
É importante perceber como os autuais problemas urbanos, em especial aqueles que relacionados à habitação, refletem um século de políticas que não consideram a população mais pobre ou em alguns períodos, nem existiram, nesse sentido torna – se pertinente uma remota histórica da questão da habitação urbana no Brasil, com destaque para algumas políticas e projetos do estado para tentar enfrentar essa questão social.
Essa luta por habitação digna se iniciou no século XIX, com o tempo o Brasil houve uma conjunção de acontecimentos que mudou para sempre a ampliação e formação dos espaços urbanos no pais. Um grande exemplo que podemos citar foi o fim da escravidão que fez com que milhares de negros fossem expulsos do campo e migrassem para a cidade. Dentro disso ainda chegou ao Brasil os imigrantes para trabalhar no campo e na industria Brasileira, o que fez com que a população se expandisse, temos que citar preferencialmente as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro que houve um grande desenvolvimento por moradia. No inicio o governo ofereceu creditos as empresas para que fosse produzido mais habitações, mais mesmo com esses “investimentos” não houve muitos lucros, pois devido a grande diferença entre os preços dos imóveis , começou então a se investir em loteamentos para classes altas. Mais ao meio em tantos gastos havia ainda as habitações que se chamava cortiços o qual