Habitacao 67 moshe safdie teorico
HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL – Projeto do Espaço Residencial II
SABRINA MARQUES LEANDRA VIDI SUSIN
HABITAT 67 – MOSHE SAFDIE
HISTÓRICO
O projeto de Moshe Safdie para o Habitat 67 começou como um projeto de tese na Universidade McGill. Ele foi altamente reconhecido na instituição e foi convocado pelo seu orientador de tese, para desenvolver o plano mestre para a Expo 67, feira do mundo, que aconteceu em Montreal em 1967. O tema escolhido para a Exposição foi “O Homem e seu mundo”, sendo a habitação um dos enfoques principais. Safdie foi premiado com o projeto, apesar de sua relativa juventude e inexperiência. O Habitat foi construído com o propósito de servir como residência permanente, refletindo a imagem de uma sociedade moderna. O desenvolvimento foi financiado pelo governo federal que em princípio serviria como um local de residência para as comissões de participantes e num segundo momento seriam vendidas ao público em geral. Explorando o conceito de "cidade dentro da cidade" o Habitat 67 privilegia tanto os espaços da privacidade como os de encontro e passagem, foi um marco da EXPO 67 e é até hoje muito visitado por quem vai a Montreal.
HABITAT 67 – MOSHE SAFDIE
IMPLANTAÇÃO
A habitação é localizada uma península a qual aterrada, e leva o nome Citè-du-Havre, na cidade Montreal, no Canadá. em foi de de A vista de dentro dos blocos para fora da habitação se dá para o rio São Lourenço. A topografia do terreno é plana, e a implantação se insere isolada no lote.
IMAGEM 02 Fonte: http://www.space1999.net IMAGEM 01 Fonte: http://www.google.com.br/maps
HABITAT 67 – MOSHE SAFDIE
IMPLANTAÇÃO – RELAÇÃO COM O ENTORNO
Localizado a margem do Rio São Lourenço, possui linha de ônibus própria. O conjunto fica próximo ao centro, ao porto, ao parque Citè-duHavre, e a 2km da cidade de SaintLambert, Quebeque.
IMAGEM 03 Fonte: http://www.google.com.br/maps
HABITAT 67 – MOSHE SAFDIE
ACESSO PEDESTRES E VEICULOS
IMAGEM